Petrobras convoca assembleia para 19 de agosto para avaliar candidatos ao conselho

Petrobras convoca assembleia para 19 de agosto para avaliar candidatos ao conselho
Na última semana, o Comitê de Elegibilidade avaliou que dois dos sete indicados do governo para o novo Conselho de Administração da estatal não atendiam aos requisitos para ocupar o cargo. Edifício-sede da Petrobras, no centro do RJ

Marcos Serra Lima/g1

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (18) que realizará em 19 de agosto uma assembleia de acionistas para avaliar a nova lista de candidatos ao Conselho de Administração, conforme comunicado.

A companhia ainda disse que, em reunião extraordinária realizada nesta data com participação apenas de seus membros que não foram indicados para nova eleição do colegiado, validou integralmente as análises do Comitê de Elegibilidade (Celeg) em relação aos candidatos indicados pelo acionista controlador e pelos minoritários para o conselho.

Conselho de Administração da Petrobras rejeita dois nomes indicados pelo governo Bolsonaro

Na última semana, o comitê avaliou que dois dos sete indicados do governo para o novo conselho de administração da Petrobras não atendiam aos requisitos para ocupar o cargo.

São eles Jônathas Assunção Salvador Nery de Castro e Ricardo Soriano de Alencar, ambos escolhidos pelo presidente Jair Bolsonaro. Em seus cargos atuais, ambos têm informações privilegiadas que podem ir contra interesses da Petrobras, favorecendo o acionista majoritário da estatal, a União, segundo o colunista do g1 Valdo Cruz.

Dos sete nomes analisados pelo conselho, cinco foram considerados aptos para exercer a função: Gileno Gurjão Barreto, indicado para ser o novo presidente do Conselho de Administração, Edison Garcia, Iêda Aparecida Cagni, Márcio Andrade Weber e Ruy Flaks Schneider.