Com 39,1°C, Reino Unido bate recorde de temperatura na história do país

Com 39,1°C, Reino Unido bate recorde de temperatura na história do país
Temperatura foi atingida na cidade de Charlwood. Calor na Europa já causou diversos incêndios e a morte de mais de mil pessoas. Homem tenta se refrescar em fonte na cidade de Londres, Inglaterra

Henry Nicholls/REUTERS

O Reino Unido chegou nesta terça-feira (19) a maior temperatura da sua história. Os termometros da cidade de Charlwood, no sul do país, marcaram 39,1°C, o que chamou a atenção de todos.

O serviço nacional de meteorologia, Met Office, confirmou que essa foi o maior pico de calor desde que o início das medições.

O recorde antigo era de 38,7°C, estabelecido em 2019 na Grã-Bretanha (ilha onde se localizam Inglaterra, Escócia e País de Gales), de acordo com o Met Office.

A onda de calor que tem atingido a Europa nos últimos dias está seguindo para o norte do continente, uma região tipicamente mais fria, e onde o ar-condicionado é um item raro, além de os prédios serem construídos para reter o calor.

Uma mulher anda de frente à sede do Parlamento da Inglaterra durante onda de calor

Henry Nicholls/REUTERS

Por conta disso o Estado do Reino Unido emitiu um alerta vermelho para o calor, o que significa que há um risco potencial de vida.

Segundo meteorologistas, a atual onda de calor pode, inclusive, antecipar em 28 anos uma previsão climática feita para o Reino Unido. A estimativa dos britânicos era de que em 2050 o verão teria temperaturas de 40ºC, o que já pode ser realidade nesta semana. (leia mais sobre isso aqui)

Mortes e incêndios

Desde o início da onda de calor que atinge a Europa no verão do continente em 2022, mais de 1000 pessoas já morreram em decorrência das altas temperaturas, segundo órgãos de saúde da Espanha e de Portugal.

Incêndio no sudoeste da França queimou tudo que estava pelo caminho

Pascal Rossignol/REUTERS

Além disso, Portugal, França e Espanha sofrem com diversos incêndios florestais. Na França, dezenas de milhares de pessoas tiveram que deixar suas casas.

Homem em chamas tenta correr de incêndio na Espanha

Esta nota está em atualização