Bolsonaro sanciona projeto que estende participação no Pronatec para instituições de assistência rural

Bolsonaro sanciona projeto que estende participação no Pronatec para instituições de assistência rural
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego oferece bolsas de estudo e cursos, de forma gratuita, para jovens de adultos de baixa renda. O presidente Jair Bolsonaro em 6 de julho no Palácio do Planalto

Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou o projeto que inclui instituições que prestam serviço de assistência técnica e extensão rural no grupo de entidades que executam o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). a sanção foi publicada na edição desta quinta-feira (21) do "Diário oficial da União (DOU)".

O Senado aprovou a matéria no dia 28 de junho.

O Pronatec oferece bolsas de estudo e cursos, de forma gratuita, para jovens de adultos de baixa renda. O programa foi criado em 2011 na tentativa de melhorar a qualificação profissional dos jovens, expandir e interiorizar a oferta de cursos técnicos.

Atualmente, entidades privadas já podem participar da execução do programa. O projeto amplia a possibilidade para instituições públicas prestadoras oficiais dos serviços de assistência técnica e extensão rural, ou seja, que ministram cursos sobre processos agropecuários.

O governo precisa habilitar essas entidades, que devem prestar contas da aplicação dos recursos.

VÍDEOS: notícias sobre política