Após pancadaria, novo presidente do Quênia é anunciado

Após pancadaria, novo presidente do Quênia é anunciado
Vencedor anunciado é o atual vice-presidente do país, William Ruto. Anúncio foi precedido de embate entre membros da comissão eleitoral, que rejeitavam o resultado. Confusão toma conta de cerimônia para anúncio do presidente do Quênia

O atual vice-presidente do Quênia, William Ruto, foi anunciado nesta segunda-feira (15) como o vencedor das eleições presidenciais e será o novo líder do país, segundo a comissão eleitoral.

O anúncio aconteceu em meio a uma pancadaria entre militares e membros da comissão eleitoral que rejeitavam o resultado. Ao menos três ficaram feridos. A confusão aconteceu porque o vice-presidente da comissão eleitoral e mais dois membros da comissão se manifestaram, viraram mesas e derrubaram o púpito onde ocorreria a divulgação do resultado.

A eleição ocorreu na última terça-feira e foi cercada de insegurança e baixa expectativa de mudança no caso da vitória de Ruto. O país segue sofrendo por meses com alta nos preços dos alimentos e escândalos de corrupção.

William Ruto segura certificado após ser declarado vencedor das eleições no Quênia

Thomas Mukoya/REUTERS

LEIA TAMBÉM:

ELEIÇÕES: Conheça os candidatos

TENSÃO: O assassinato que assombra eleição presidencial no Quênia

Um grande número de jovens não se registrou para votar, mostram os números da comissão eleitoral. Muitos dizem estar frustrados com a desigualdade social e com um sistema político cominado por uma elite.

O presidente Uhuru Kenyatta deixa o comando do país depois de dois mandatos, o máximo permitido.

O candidato da oposição, Raila Odinga, apesar do apoio do atual presidente, não conseguiu vencer as eleições.

Membros da oposição ao governo do Quênia se manifestam durante evento para anúncio do vencedor das eleições

Monicah Mwangi/REUTERS

Membros da oposição ao governo do Quênia enfrentam militares durante anúncio do vencedor das eleições no país, em 15 de agosto de 2022.

Monicah Mwangi/REUTERS