Executivo de Trump se declara culpado de colaborar com fraude fiscal de 15 anos

Executivo de Trump se declara culpado de colaborar com fraude fiscal de 15 anos
Allen Weisselberg, ex-diretor financeiro da Organização Trump, será testemunha de acusação. Allen Howard Weisselberg, antigo executivo da Oranização Trump, sai da Suprema Corte em Nova York com seus advogados

REUTERS/Brendan McDermid

Um executivo sênior de longa data da empresa do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, se declarou culpado nesta quinta-feira (18) por ajudá-lo a formular uma fraude fiscal de 15 anos. Allen Weisselberg fez um acordo que exigirá que ele testemunhe sobre as práticas comerciais da empresa.

Embora não se espere que Weisselberg coopere com os promotores de Manhattan em sua investigação sobre o próprio Trump, seu apelo provavelmente fortalecerá o caso contra a Organização Trump.

"Este acordo implica diretamente a Organização Trump em uma ampla gama de atividades criminosas e exige que Weisselberg forneça um testemunho valioso no próximo julgamento", disse o promotor do distrito de Manhattan, Alvin Bragg, em um comunicado. "Estamos ansiosos para provar nosso caso no tribunal."

O ex-diretor financeiro da Organização Trump enfrenta 15 acusações envolvendo a empresa no Tribunal Estadual de Nova York em Manhattan. O julgamento está marcado para outubro e a empresa se declara inocente. Donald Trump não foi acusado de irregularidades nessa ação.