Energia solar: 5 dicas que vão ajudar você a escolher seu sistema fotovoltaico

Energia solar: 5 dicas que vão ajudar você a escolher seu sistema fotovoltaico
Com energia solar você tem mais previsibilidade no orçamento da sua casa ou empresa, e pode direcionar os investimentos de forma mais inteligente. Energia solar não é tudo igual, escolha uma marca que você pode confiar

Shutterstock

Num país em que a tarifa residencial de conta de luz subiu mais do que a inflação nacional, o investimento em energia solar vem sendo considerado por muitos brasileiros. Segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), de 2015 a 2021 a conta de energia acumulou alta de 114% - a inflação acumulada foi de 48% nesse mesmo período. Houve um aumento médio anual de 16,3% nos últimos sete anos.

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, as fontes de energia limpa podem representar uma economia significativa para sua casa, ou sua empresa. A geração de energia solar se destaca dentre as demais pela rentabilidade financeira.

Além do rápido retorno do investimento, outros benefícios em investir em um sistema fotovoltaico são: a valorização do imóvel e o maior controle do orçamento.

Vamos às dicas?

O sistema de energia solar tem um tempo médio de eficiência de 25 anos, por isso um dos momentos mais importantes para quem deseja investir em energia solar na sua casa ou negócio é a escolha da marca do seu gerador.

Separamos algumas dicas para você ter mais segurança na sua escolha, confira:

Dica 1 – Faça uma avaliação sobre a empresa que você irá contratar

Pesquise com calma sobre as opções disponíveis no mercado, porque energia solar não é tudo igual. Você deve escolher uma marca em que você pode confiar. Isso significa avaliar a pré-venda, saber como é realizada a instalação, conhecer o desempenho do sistema e também o pós-venda.

Dica 2 – Certifique-se de que a empresa oferece suporte pós-venda

Entenda como funciona o suporte oferecido pelas empresas que você está considerando contratar. Escolher marcas com atendimento e suporte nacionais devem estar na sua lista de requisitos.

Dica 3 – Contrate uma marca é reconhecida no mercado

Qual a reputação da marca que você está considerando? Há sites dedicados a avaliações de empresas e eles são muito úteis quando não se conhece o histórico delas. Os comentários nas redes sociais dos fornecedores também servem como termômetro.

Dica 4 – Entenda a qualidade dos equipamentos e da instalação

Um bom gerador de energia solar só irá garantir a economia que você procura se os produtos forem de qualidade garantida e com certificações nacionais. Pesquise sobre a vida útil dos equipamentos e como é feita a instalação.

Dica 5 – Negocie a melhor forma de pagamento

Cada consumidor tem sua necessidade e isso precisa ser entendido pelo fornecedor. Pergunte sobre preço e condições de pagamento, existem diversas alternativas como financiamentos e linhas de créditos dedicados à instalação de energia solar.

Simulador

O primeiro passo para quem está procurando investivir no gerador de energia solar é fazer uma simulação, e saber na hora, o valor aproximado para realizar a instalação do sistema, a área necessária para instalar os painéis solares, a economia anual e o tempo aproximado de retorno de investimento. Simule agora sua economia aqui.

A Intelbras

Referência no mercado, a Intelbras atua com credibilidade há 46 anos. Atendimento e qualidade no fornecimento do serviço são dois pré-requisitos que precisam ser avaliados antes de uma contratação. Referência de mercado, a Intelbras é listada na B3 desde fevereiro de 2021. Tem uma trajetória inovadora, inteligente e inspiradora.

São mais de 40 anos transformando a maneira como as pessoas se comunicam, se conectam e se protegem.