PRODUTORES participam de palestras no 2° dia da Feira de Agronegócios da Fazenda Santa Rosa

Com apoio do Governo do Amazonas, evento que começou quinta-feira (18) segue até domingo (21/08)

PRODUTORES participam de palestras no 2° dia da Feira de Agronegócios da Fazenda Santa Rosa

MANAUS - Com o propósito de difundir conhecimento, uso de novas tecnologias e empreendedorismo no setor primário, a 2ª Feira de Agronegócios da Fazenda Santa Rosa, com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), está ofertando diversas palestras e cursos aos produtores rurais. Mais de 100 produtores rurais de Iranduba, Manacapuru, Puraquequara e AM 010, participam da ação.

O evento começou na quinta-feira (18/08) e segue até domingo (21/08), na Fazenda Santa Rosa, localizada no quilômetro 5 da Estrada do Caldeirão, em Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus).


"As feiras agropecuárias são vitrines e oportunidades para os produtores rurais, não só para fazerem bons negócios, mas também para que possam acessar novas tecnologias, buscar inovar, trocar experiências com os demais produtores. É um lugar perfeito para promover o agro sustentável", destacou o titular da Sepror, Petrucio Magalhães.

Os produtores rurais foram mobilizados pelo Departamento Pedagógico da Sepror. Os cursos estão sendo ministrados por técnicos locais do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), além de consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e demais instituições.

Na sexta-feira (19/08), produtores rurais participaram das palestras sobre "Boas Práticas para Aumento de Produtividade na Horticultura", e "Bovinocultura no Amazonas". As palestras foram coordenadas pelo Idam, no Espaço Sebrae, sala I.

A produtora rural, Claudete Nunes, participou da maioria das palestras realizadas, e enxergou a iniciativa como oportunidade de negócios. "Não tenho rebanho, mas como nós temos curiosidade, e temos terra, a gente começa a ampliar muitas coisas. Participei também do curso de meliponicultura, das abelhas, que foi muito interessante, e da palestra sobre artesanato com reaproveitamento de madeira, muito prático para nós mulheres que podemos trabalhar", comentou.

Outras palestras foram sobre Agroecologia e Manejo no Sistema da Agricultura Orgânica, Pastejo Rotacionado, Manejo e Vantagens no Desempenho Zootécnico, Energia Renovável para Meio Rural, Elaboração de Cosméticos e Produtos de Limpeza, Técnicas de Doma de Equino, Artesanato com reaproveitamento de madeira, Técnicas de Meliponicultura, Melhoramento Genético Bovino no Amazonas, Marketing para o Agro, e Preparação de Churrasco em Parrilla.

O Wender Carlos Suniga, produtor rural, foi um dos participantes da palestra sobre Técnicas de Doma de Equino. Ele possui cavalos e trabalha com touros de rodeio. "Essa palestra basicamente já é uma reciclagem, e isso vem renovando a nossa expectativa sobre cavalo. É uma coisa que vem agregar, não só para nós que já estamos nesta área, como pessoas que estão iniciando para poder diferenciar a doma tradicional da racional. Então isso tem um peso muito grande, principalmente para nós que vivemos no setor rural", destacou.

Confira as demais programações

SÁBADO (20/08), das 09h30 às 20h

Temas- Introdução na Pesca Esportiva, Defesa Animal e Cadastramento junto à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas - ADAF, Biogás, uma solução energética para Amazônia, Técnicas de Arranjo Floral; As Mulheres na Pesca Esportiva, Acesso ao Crédito Rural, Aspectos legais do uso de agrotóxicos no Estado do Amazonas, Biogás, uma solução energética para Amazônia, Cultura do Citrus, Técnicas de Doma de Equino Artesanato com reaproveitamento de madeira,Técnicas de Meliponicultura, Técnicas de Arranjo Floral, Preparação de Churrasco em Parrilla

DOMINGO (21/08), das 09h às 18h

Temas- Técnicas de Casqueamento de Equino, Técnicas de Arranjo Floral, Os principais destinos da pesca esportiva no Amazonas e seu potencial econômico no Estado do Amazonas, Técnicas de Arranjo Flora.