Cuba confirma primeiro caso de varíola dos macacos em visitante da Itália

Cuba confirma primeiro caso de varíola dos macacos em visitante da Itália
Paciente está em estado crítico. Turista ficou em casa alugada e viajou para vários destinos nas províncias ocidentais da ilha caribenha antes de adoecer. Cuba confirma primeiro caso de varíola dos macacos em visitante da Itália

Getty Images

Cuba confirmou seu primeiro caso de varíola no sábado (20), informou o Ministério da Saúde Pública do país, depois de detectar a doença viral em um turista que chegou da Itália nesta semana.

O italiano ficou em uma casa alugada e viajou para vários destinos nas províncias ocidentais da ilha caribenha antes de adoecer, disse o ministério em um breve comunicado.

Ele procurou atendimento médico na quinta-feira após apresentar sintomas, incluindo lesões na pele, e depois teve uma parada cardíaca, da qual se recuperou, segundo o comunicado. O paciente permanece em estado crítico.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de varíola dos macacos uma emergência de saúde global, com 40.000 casos confirmados, incluindo um punhado de mortes, em mais de 80 países onde o vírus não é endêmico

Leia também:

Anvisa libera importação de medicamentos e vacina contra varíola dos macacos

Teste da varíola dos macacos pode custar até R$ 450 e planos não são obrigados a cobrir; veja o que se sabe

França registra 1º caso de transmissão de varíola dos macacos para um cachorro

Infectologista da Unicamp tira dúvidas sobre varíola dos macacos; veja entrevista