FAZENDA Santa Rosa sedia a primeira edição da Prova de Três Tambores, com apoio do Governo do Amazonas

A competição faz parte da programação da 2° Feira de Agronegócios que termina neste domingo

FAZENDA Santa Rosa sedia a primeira edição da Prova de Três Tambores, com apoio do Governo do Amazonas

MANAUS - Este ano, além das rodadas de negócio, o público conferiu, no sábado (20/08), a primeira edição da Prova de Três Tambores do Amazonas , realizada na arena da 2ª Feira de Agronegócios da Fazenda Santa Rosa, que começou na última quinta-feira (18/08). A abertura das competições contou com a presença do secretário da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Júnior.

A Prova Três Tambores é uma prova na qual o conjunto (cavalo-cavaleiro ou cavalo-amazona) precisa contornar três tambores, dispostos triangularmente em uma arena, no menor tempo possível. Assim que o focinho do cavalo/égua cruza a linha de partida, um dispositivo eletrônico, por meio de sensor, inicia a contagem do tempo.

O apoio da Sepror através da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), nesse tipo de competição é no sentido de preservar o bem-estar animal com a solicitação do Guia de Transporte Animal (GTA), e a apresentação dos exames negativos para doenças infecciosas para poder participar das competições, que foi organizada pela comissão da Feira e atendeu aos protocolos de segurança exigidos pelos órgãos competentes, como a Adaf e o Conselho dos Animais.

Essa modalidade de esporte vem sendo realizada pelos municípios com o apoio do Governo, incentivando o esporte, o empreendedorismo e o comércio no interior.

De acordo com a organização da prova, mais de 80 inscritos estão competindo em oito categorias no sábado e no domingo: Test Horse, Amador Principiante, Kids, Jovem, Feminina, Amador, Aberta e Tira-teima. A premiação total será de R$ 20 mil para os três competidores com maior pontuação.

Para o proprietário da Fazenda Santa Rosa, Edney Marques, a ideia é se empenhar para que a Prova de Três Tambores seja levada aos quatro cantos do Amazonas, obedecendo às exigências dos órgãos competentes. E para isso conta ainda mais com o apoio do governo.

"Com o apoio do governo e dos nossos parceiros, vamos trabalhar para que o setor primário seja sempre reconhecido, seja através de feiras como esta que estamos realizando aqui ou com as modalidades de esporte, como a de Três Tambores, que está em sua primeira edição na Feira de Agronegócios, tudo com total segurança para os animais e os competidores", destacou Edney.

Competição

Para Myrla Luane, que compete há 8 anos em nível local e nacional, o esporte que está sendo realizado pela primeira vez na Feira é uma forma de mostrar a importância dessa modalidade para a integração do ser humano com a natureza. "Eu participo das competições por gostar muito do esporte e também para incentivar outras pessoas a buscarem desenvolver aqui no estado essa modalidade", disse a competidora.