Dennis Rodman, 5 vezes campeão da NBA, quer ir à Rússia para tentar libertar Brittney Grinner, mas governo dos EUA não apoia a viagem

Dennis Rodman, 5 vezes campeão da NBA, quer ir à Rússia para tentar libertar Brittney Grinner, mas governo dos EUA não apoia a viagem
O Departamento de Estado (o órgão equivalente ao Ministério de Relações Exteriores) dos EUA disse que a viagem de Rodman não é oficial e que ele não poderá falar em nome do governo americano. Dennis Rodman, ex-jogador de basquete, em imagem de 2018

Wong Maye-E/AP Photo

O ex-jogador de basquete Dennis Rodman, dos Estados Unidos, afirmou no sábado (20) que tem planos para viajar à Rússia para tentar negociar a libertação da jogadora Brittney Griner, que foi condenada pela Justiça russa a 9 anos de prisão por acusações ligadas à posse de drogas.

Nesta segunda-feira (22), o Departamento de Estado (o órgão equivalente ao Ministério de Relações Exteriores) dos EUA disse que a viagem de Rodman não é oficial e que ele não poderá falar em nome do governo americano.

Rodman foi um dos jogadores mais importantes da NBA nos anos 1990. Ele venceu o campeonato 5 vezes, por duas equipes diferentes.

Brittney Griner diz que vai recorrer da decisão que a condenou a 9 anos de prisão na Rússia

Dirigentes do governo dos EUA afirmaram a jornalistas que não veem com bons olhos a tentativa de Rodman de tentar libertar Griner.

Griner, 31, é duas vezes campeã olímpica e estrela da Associação Nacional de Basquete Feminino (WBNA). No início deste mês, ela foi condenada por um tribunal russo e recebeu uma pena de 9 anos por acusações de drogas.

O presidente dos EUA, Joe Biden, condenou o veredicto, que ele disse ser inaceitável. Os EUA se ofereceram para trocá-la por Viktor Bout, um traficante de armas russo que cumpre pena de 25 anos de prisão nos EUA.

Rodman disse à NBC News no sábado que planeja visitar a Rússia para buscar a libertação de Griner: "Recebi permissão para ir à Rússia ajudar aquela garota, estou tentando ir esta semana." A história da NBC não explicou de quem ele teria recebido permissão.

Um dirigente do governo que pediu para permanecer anônimo deixou claro que a Casa Branca não aprova. Segundo esse dirigente, o governo fez uma oferta significativa aos russos e qualquer coisa que não seja negociar por meio do canal estabelecido provavelmente complicará e dificultará os esforços de liberação.

O funcionário também observou que o Departamento de Estado emitiu um aviso de viagem alertando os americanos para não viajarem para a Rússia.

Rodman já tentou ter um papel na diplomacia internacional no passado: ele é um dos poucos ocidentais que conheceu o chefe de Estado norte-coreano, Kim Jong-un.

O ex-jogador de basquete da NBA Dennis Rodman cumprimenta atletas norte-coreanos no Pyongyang Indoor Stadium

Kim Won-Jin/AFP

Veja os vídeos mais assistidos do g1