Velório de Gorbachev não tem honrarias para chefe de Estado, e Putin não comparece

Velório de Gorbachev não tem honrarias para chefe de Estado, e Putin não comparece
Houve uma cerimônia pública, mas não foi no palácio do governo, como a de outros líderes soviéticos. Líderes de países ocidentais não compareceram. Russos se despedem de Mikhail Gorbachev

O velório público de Mikhail Gorbachev, o último líder da União Soviética, aconteceu neste sábado (3) em Moscou.

A cerimônia não foi a de um chefe de Estado russo e não contou com a presença do presidente Vladimir Putin, mas houve uma despedida pública em que os russos puderam ver o caixão.

Putin, que foi dirigente da agência KGB, já chamou o colapso da União Soviética de "catástrofe geopolítica", negou a Gorbachev todas as honras de Estado e disse que sua agenda não lhe permitia comparecer ao velório.

Na quinta-feira, sozinho, Putin deu as condolências a Gorbachev, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1990 por seu papel no fim da Guerra Fria.

O evento público aconteceu no Hall das Colunas, e não no Kremlin, onde outros líderes de Estado soviéticos foram velados.

O caixão de madeira de Gorbachev foi coberto com uma bandeira russa e colocado no centro do salão.

Caixão de Mikhail Gorbachev em Moscou, em 3 de setembro de 2022

Alexander Nemenov/Reuters

LEIA TAMBÉM

Mikhail Gorbachev morre aos 91 anos; relembre vida em FOTOS

Morre Gorbachev: como foram as últimas horas antes da dissolução da poderosa União Soviética

Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética, morre aos 91 anos

Herói para o Ocidente

Gorbachev tornou-se um herói para muita gente no Ocidente pelo fim do controle comunista soviético da Europa Oriental, que durou de mais de quatro décadas. Isso permitiu a reunificação da Alemanha.

Nessa mesma época, 15 repúblicas que pertenciam à União Soviética exigiram sua independência. Gorbachev não conseguiu evitar o colapso da União Soviética, e muitos russos não o perdoam por isso (seu governo também foi marcado por um caos econômico depois de uma política de liberalização conhecido como perestroika).

Visita de Orban

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban, foi o único chefe de Estado que compareceu.

Os líderes de países do Ocidente provavelmente teriam ido a Moscou, mas a guerra na Ucrânia fez com que as relações entre Rússia e países ocidentais se deteriorassem.