IMAGENS de satélite mostram destruição de ponte entre a Rússia e a Crimeia

Ela era usada para transportar equipamentos militares para as forças armadas russas na guerra contra a Ucrânia.

IMAGENS de satélite mostram destruição de ponte entre a Rússia e a Crimeia

CRIMÉIA - Imagens de satélite mostram explosões na única ponte que liga o território russo à península ucraniana da Crimeia, que foi anexada pela Rússia em 2014. O ataque aconteceu neste sábado (8), e ainda não se sabe a autoria.

Segundo autoridades de Moscou, o incidente ocorreu após uma bomba ser detonada dentro de um caminhão, incendiando sete tanques de um trem que transportava combustível. Ainda de acordo com os russos, três pessoas morreram pelas explosões.

A ponte é uma das maiores de uso duplo da Europa (rodoviário e ferroviário), com 19 quilômetros de extensão. A via atravessa o estreito de Kertch, entre o mar de Azov e o mar Negro, e une a península de Kertch, na Crimeia, à região de Taman, no sul da Rússia.

Além de ser um símbolo de prestígio da anexação da península por Moscou – ato considerado ilegal pela comunidade internacional –, a ponte rodoviária e ferroviária tem sido usada principalmente para transportar equipamentos militares para as forças armadas russas na guerra contra a Ucrânia.

A via foi inaugurada oficialmente em 15 de maio de 2018 por Vladimir Putin. Na ocasião, o presidente russo dirigiu um caminhão durante a cerimônia. A estimativa, segundo o professor Brustolin, é que as obras tenham custado US$ 5 bilhões.