Nancy Pelosi, líder do Partido Democrata na Câmara dos EUA, anuncia que não tentará se manter no cargo

Nancy Pelosi, líder do Partido Democrata na Câmara dos EUA, anuncia que não tentará se manter no cargo
Em janeiro, o Partido Republicano vai assumir o controle da Câmara dos Representantes (o equivalente à Câmara dos Deputados). Os republicanos foram vitoriosos nas eleições de meio de mandato que ocorreu no dia 8 de novembro. Nancy Pelosi fala na Câmara dos EUA nesta quinta (17)

Reuters/Evelyn Hockstein

A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou nesta quinta-feira (17) que não vai se candidatar novamente ao cargo de liderança do Partido Democrata.

Ela disse que abre espaço para líderes mais jovens do partido.

Em janeiro, o Partido Republicano vai assumir o controle da Câmara dos Representantes (o equivalente à Câmara dos Deputados). Os republicanos foram vitoriosos nas eleições de meio de mandato que ocorreu no dia 8 de novembro.

Pelosi é uma política de 82 anos da Califórnia. Foi presidente da Câmara duas vezes. Ela não vai deixar de ser deputada.

A democrata recebeu aplausos de seus colegas ao se preparar para fazer o anúncio e durante seu discurso.

Ela chamou a Câmara de "solo sagrado" e o "coração da democracia americana".

O deputado Hakeem Jeffries, de Nova York, pode tentar substituir Pelosi na liderança. Ele seria o primeiro legislador negro a liderar uma das bancadas dos principais partidos no Congresso.

Quem é Nancy Pelosi?

Pelosi recebeu aplausos de todos os colegas democratas ao ocupar seu lugar na Câmara para fazer o anúncio e durante seus comentários.

Ela se lembra de ter visitado o Capitólio pela primeira vez quando criança, quando seu pai foi empossado como membro da Câmara. Ela disse que a câmara representava "a casa do povo" e fazia "o trabalho do povo".

"A democracia americana é majestosa, mas é frágil. Muitos de nós aqui testemunhamos nossa fragilidade em primeira mão, tragicamente. E, portanto, a democracia deve ser sempre defendida de forças que desejam prejudicá-la", disse Pelosi, aludindo ao ataque ao Capitólio. no ano passado pelos partidários do ex-presidente Donald Trump.

"Nós, o povo - um país, um destino", acrescentou Pelosi.

A veterana democrata também observou o aumento no número de mulheres servindo na Câmara desde que ela chegou lá. "Um novo dia está surgindo no horizonte", acrescentou.