Três crianças morrem após queda em lago congelado no Reino Unido

Três crianças morrem após queda em lago congelado no Reino Unido
Meninos, de 11, dez e oito anos, brincavam quando camada congelada de lago no centro da Inglaterra se rompeu. Outra criança, de seis anos, foi resgatada com vida e está internada em estado crítico. Nevasca no país também provocou caos no transporte em Londres nesta segunda. Homens das forças de resgate buscam crianças que caíram em lago congelado em Solihull, no centro da Inglaterra, em dezembro de 2022.

Matthew Cooper/PA via AP

Três crianças morreram no Reino Unido enquanto brincavam em um lago na região central da Inglaterra que estava congelado por conta de uma nevasca que o país enfrenta.

Os três meninos, de 11, dez e oito anos, caíram quando a fina camada de gelo que havia se formado por causa de uma onda de frio que o Reino Unido vive nos últimos dias se rompeu. Forças de resgate conseguiram retirá-los da água, mas nenhum deles resistiu. Uma outra criança, de seis anos, também foi resgatada no lago e está hospitalizada em situação crítica, segundo a polícia local.

Nesta segunda-feira (12), policiais ainda faziam buscas no lago.

Também nesta segunda, passageiros dos transportes públicos no Reino Unido tiveram um dia de caos por conta da nevasca. Em Londres, os deslocamentos foram fortemente afetados.

O país enfrenta uma onda de frio particularmente intensa há vários dias, com temperaturas que chegam a -10°C em algumas áreas, embora a agência meteorológica britânica tenha afirmado que as temperaturas "não são incomuns para esta época do ano".

O Parlamento do Reino Unido sob nevasca que atinge o país, em 12 de dezembro de 2022.

Kirsty Wigglesworth/ AP

A agência meteorológica emitiu alertas amarelos para neve, neblina e geada em várias áreas do Reino Unido, especialmente no sul da Inglaterra e no norte da Escócia.

O aeroporto de Stansted, localizado ao norte da capital britânica e usado principalmente pela companhia aérea de baixo custo Ryanair, fechou suas pistas na noite de domingo enquanto a neve era retirada e alertou para atrasos e cancelamentos.

Motoristas bloqueados durante horas

Nos aeroportos da capital inglesa, dezenas de voos programados para a manhã desta segunda-feira foram cancelados, mas as pistas já estão "abertas e totalmente operacionais", informou o aeroporto em comunicado.

A Ryanair também informou no Twitter que, "devido às fortes nevascas no Reino Unido, as pistas dos aeroportos de Stansted e Gatwick (sul de Londres) foram temporariamente fechadas durante a noite, interrompendo todos os voos programados".

Nas redes sociais, dezenas de passageiros presos nos aeroportos da capital britânica publicaram vídeos que mostravam as pistas cobertas de neve e aviões sem condições de decolar.

Segundo a rede britânica BBC, no domingo mais de 50 voos também foram cancelados no aeroporto de Heathrow, o maior da capital, devido à neblina.

Na manhã desta segunda-feira, o tráfego ainda estava muito intenso nas principais estradas de Londres, com engarrafamentos gigantescos.

Na noite de domingo, alguns motoristas ficaram presos em seus veículos por várias horas, surpreendidos pela nevasca, principalmente em Sussex, ao sul de Londres, onde a polícia aconselhou "viagens apenas em caso de necessidade".

Os passageiros do sistema ferroviário também enfrentavam atrasos e cancelamentos significativos na manhã desta segunda-feira, com algumas linhas do metrô de Londres interrompidas ou com atrasos.