Harry acusa assessores reais do Reino Unido de incentivar ataques da mídia contra ele e Meghan

Harry acusa assessores reais do Reino Unido de incentivar ataques da mídia contra ele e Meghan
Em novos episódios de série documental com o casal na Netflix, o príncipe aponta que funcionários do Palácio de Buckingham trabalharam junto com a mídia para produzir notícias negativas sobre o casal. Harry e Meghan durante funeral da rainha Elizabeth II em Londres

Danny Lawson / POOL / AFP

O príncipe Harry e sua esposa, a ex-atriz norte-americana Meghan Markle, fizeram novas críticas à família real britânica em novos episódios de sua série de documentários da Netflix lançados nesta quinta-feira (15).

Harry acusa seus assessores de fazer parte de ataques da mídia.

Na primeira parcela de episódios lançada na semana passada, Harry e Meghan lançaram ataques ferozes à mídia sobre o tratamento que receberam, alguns dos quais eles disseram ter sido racista, mas a própria realeza escapou relativamente ilesa.

No entanto, houve maiores críticas a seus parentes e seus assessores nos três episódios finais, acusando-os não apenas de não evitar a cobertura negativa da imprensa, mas de incentivá-la ativamente.

"Já estava claro para a mídia que o palácio não iria protegê-la. Quando isso acontece, as porteiras se abrem", disse Harry.

O casal também foi mostrado conversando sobre um ex-assessor sênior de seu irmão mais velho, o príncipe William, herdeiro do trono. O funcionário forneceu evidências em uma ação legal que Meghan moveu contra o jornal Mail on Sunday, que publicou uma carta que ela escreveu seu pai.

"É seu irmão. Não vou dizer nada sobre seu irmão, mas é tão óbvio", disse Meghan.

Em seu depoimento, o ex-assessor, Jason Knauf, sugeriu que Meghan sabia na época que a carta poderia vazar.

"É por isso que agora estou morando em um país diferente, porque todas as equipes de comunicação (comunicações) basicamente tentam superar umas às outras", disse Harry. "Mas este é o contrato, a relação simbiótica entre as duas instituições trabalhando o melhor que podem."

A Netflix incluiu uma declaração de um representante de Knauf, que disse que as alegações eram "totalmente falsas".

Os episódios foram lançados poucas horas antes de o rei Charles, sua esposa Camilla, William e sua esposa Kate, juntamente com outros membros da realeza, comparecerem a uma cerimônia natalina na Abadia de Westminster, em Londres, para "reconhecer os esforços altruístas de indivíduos, famílias e comunidades em todo o Reino Unido".