AVIÃO CAI NO NEPAL E MAIS DE 60 PESSOAS MORREM APÓS AERONAVE SE PARTIR AO MEIO

Dados da Aviation Safety Network mostram que este é o acidente mais letal dos últimos 30 anos do Nepal após, em 1992, um Airbus A300 da Pakistan International Airlines caiu numa encosta de Katmandu e matou 167 pessoas.

AVIÃO CAI NO NEPAL E MAIS DE 60 PESSOAS MORREM APÓS AERONAVE SE PARTIR AO MEIO

NEPAL - Um avião bimotor ATR 72 caiu na manhã deste domingo, 15, na cidade de Pokhara, no Nepal, num acidente que resultou na morte de 68 pessoas. De acordo com a autoridade de aviação civil do país, cerca de 72 pessoas estavam a bordo quando a aeronave decolou da capital do país, Katmandu.

Porta-voz das Forças Armadas informaram que mais de 40 corpos já foram retirados do local do acidente e as equipes de busca ainda trabalham na localização e identificação de outras vítimas. "As operações de resgate estão em andamento. O tempo estava claro limpo", disse Jagannath Niroula, porta-voz da autoridade de aviação civil local.

Dados da Aviation Safety Network mostram que este é o acidente mais letal dos últimos 30 anos do Nepal após, em 1992, um Airbus A300 da Pakistan International Airlines cair numa encosta de Katmandu e vitimar 167 pessoas.

A queda do avião neste domingo ocorreu num avião operado pela empresa de voos domésticos, Yeti Airlines.

Dentre os ocupantes estavam duas crianças, quatro tripulantes e outros 15 estrangeiros. Arun Tamu, morador local, afirmou à Reuters que "metade do avião está na encosta" e que "a outra metade caiu no desfiladeiro do rio Seti".

Pushpa Kamal Dahal, primeiro-ministro do Nepal, convocou reunião do gabinete de emergência após o ocorrido para averiguações.

As duas hélices do ATR 72 da Yeti Airlines estavam embandeiradas no momento da queda

A Autoridade de Aviação Civil do Nepal revelou que a análise inicial dos gravadores de dados de voo e de voz do cockpit da aeronave ATR-72 indica uma situação importante no motor como um dos fatores por trás da queda.

Os dados indicam que, antes do acidente, as hélices de ambos os motores estavam na posição conhecida como embandeiramento, quando as pás ficam alinhadas com o vento para gerar menos arrasto e o avião voar (ou planar) com menos potência.

A razão para as hélices serem embandeiradas permanece desconhecida, e nenhum outro detalhe foi divulgado até o momento. Tal fato poderia indicar um problema nos motores e os pilotos executando uma tentativa de planeio, por exemplo.