ABUFARI PRODUTOS AMAZÔNICOS É O AMAZONAS NA 87ª INTERNACIONAL GREEN WEEK BERLIM

Com apoio do Governo do Amazonas, a empresa levou para a Europa a castanha-do-brasil beneficiada em Tapauá, e já tem exportação marcada para abril de 2023.

O empresário Leonardo Baldisera e o Embaixador Roberto Jaguaribe

O empresário Leonardo Baldisera e o Embaixador Roberto Jaguaribe

BERLIM - Com apoio do Governo do Amazonas desde sua instalação na sede do município de Tapauá, (distante 550 quilômetros de Manaus), em 2020, a Abufari Produtos Amazônicos, empresa de beneficiamento e exportação de castanha-do-brasil, vai realizar sua primeira grande exportação para o exterior em 2023, após apresentar seus produtos na 87ª International Green Week Berlin, feira sustentável de alimentos realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Embaixada do Brasil na Alemanha, no período de 20/01 (sexta-feira) a 29/01 (domingo).

A informação é do CIO da Abufari Produtos Amazônicos, empresário Leonardo Baldisera, que participa do evento como membro do projeto Agro.Br, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a Apex-Brasil.

"É uma grande honra estar aqui na Semana Verde Internacional de Berlim, representando o Estado do Amazonas, trazendo nossos produtos diretamente do interior de Tapauá para o mercado europeu, e não poderia deixar de enaltecer nossa grande parceria com o governo do Amazonas, na pessoa do governador Wilson Lima; a Secretaria de Produção Rural e todo o Sistema Sepror; com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e todas as comunidades de Tapauá e Prefeitura local. Todos juntos nos deram condições de desenvolver o trabalho que foi criar um vetor econômico no estado e trazer este produto e apresentar o potencial do sabor da castanha-do-brasil para o mercado europeu", disse Baldisera.


Leonardo Baldisera, que participa de um grupo de nove empresários rurais brasileiros nesta edição da International Green Week Berlin, disse ainda que a primeira remessa de exportação da usina de beneficiamento Abufari Produtos Amazônicos para o mercado europeu deverá acontecer em abril próximo.

"Foi um passo muito importante para nossa empresa essa entrada no mercado europeu, um projeto que sempre esteve em nosso business expanding, que era trazer as castanhas de Tapauá inicialmente para a Alemanha, um país que tem um alto consumo de produtos naturais, orgânicos, de grande apelo ambiental e um apreço imenso pela Amazônia. Já estava em nosso radar, em nosso plano de negócios, fazer esse movimento de internacionalização e exportação de nossos produtos, e aqui fomos muito bem recebidos pelo nosso Embaixador Roberto Jaguaribe", detalhou o empresário.


Reunião com Diplomatas

Mais de 60 integrantes do Clube dos Diplomatas Agrícolas na Alemanha se reuniram, na sexta (27), com os nove empresários rurais brasileiros inscritos no projeto Agro.BR, e que participam da "International Green Week".

O Clube é uma associação multinacional de representantes diplomáticos que trabalham nas embaixadas estrangeiras em Berlim, e serve como plataforma para troca de informações e experiências, especialmente com os envolvidos na política agrícola alemã.

Agro em diversos biomas

O coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo Da Matta, afirmou que a visita foi produtiva, principalmente porque os diplomatas demonstraram interesse em conhecer os produtos e as empresas brasileiras.

"Estar presente na semana verde alemã é mostrar a verdadeira imagem do agro brasileiro, além de apresentar produtos do Agro.BR e um pouco da produção agrícola que preserva e produz nos diversos biomas do país", disse Rodrigo.

Chocolates, castanhas, preparados de frutas, açaí, cachaça e cafés especiais são alguns dos produtos do projeto Agro.BR expostos nas vitrines da feira e que estão sendo utilizados por chefs de cozinha na preparação de alimentos que serão servidos ao público nos momentos de degustação.

International Green Week Berlin

Evento realizado anualmente, em janeiro. apresentando as novidades de expositores nacionais e internacionais dos setores de vestuário, agricultura, horticultura, frutos do mar, bebidas, produtos ecológicos, alimentos, e outros serviços inerentes ao setor e suas atividades comerciais. O endereço do centro de exposição é: Messedamm 22, 14055 Berlim, Alemanha.

O projeto Agro.BR

O Agro.BR é um projeto da CNA em parceria com a Apex-Brasil que tem a missão de ampliar a pauta exportadora brasileira. O programa inclui iniciativas direcionadas para negócios que estejam em qualquer etapa do caminho da exportação. Isso inclui sensibilização, capacitação, apoio em plano de exportação, consultoria personalizada, participação em rodadas de negócios, suporte em escritórios no exterior e muito mais.

Fotos: Divulgação