Departamento de Defesa americano monitora balão espião chinês que sobrevoa os EUA

Departamento de Defesa americano monitora balão espião chinês que sobrevoa os EUA
Um funcionário do Departamento de Defesa dos EUA afirmou, sob condição de anonimato, que claramente, o balão foi empregado para propósitos relacionados à vigilância. Imagem aérea do Pentágono, em foto de 12 de fevereiro de 2009

AP Photo/Charles Dharapak

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos estão acompanhando os movimentos de um balão que sobrevoa o país e que pode ser um artefato chinês que está sendo usado para espionagem.

A informação foi confirmada nesta quinta-feira (2) pelo Pentágono (nome do prédio onde fica o Departamento de Defesa dos EUA).

Compartilhe pelo WhatsApp

Compartilhe pelo Telegram

Caso se confirme que o balão é um método de coleta de informações semelhante ao que poderia estar em um filme de espionagem, fica evidente que os chineses e os americanos estão dispostos a usar táticas pouco convencionais para a espionar um ao outro.

Um importante funcionário do Departamento de Defesa dos EUA afirmou, sob condição de anonimato, que claramente, o balão foi empregado para propósitos relacionados à vigilância.

O funcionário disse que o governo dos EUA está rastreando o balão desde que entrou no espaço aéreo do país, alguns dias atrás, inclusive observando-o com aeronaves militares americanas tripuladas.

Líderes militares seniores dos EUA chegaram a considerar a possibilidade de derrubar o balão espião sobre o estado de Montana, mas acabaram decidindo não fazer isso por causa do risco potencial de segurança dos destroços.