Pentágono rebate Pequim e diz que balão chinês é aparato de vigilância

Pentágono rebate Pequim e diz que balão chinês é aparato de vigilância
Governo chinês havia alegado que balão, que sobrevoa os EUA há dias, servia para fins meteorológicos e se perdeu por conta de ventos. Washington desconfia de espionagem. Suposto balão espião da China sobrevoa os Estados Unidos

O Pentágono contradisse nesta sexta-feira (3) a versão do governo chinês sobre um balão que sobrevoa os Estados Unidos e afirmou que se trata de um aparato de vigilância da China.

Pequim havia dito mais cedo que o balão, do governo chinês, era um equipamento para fins meteorológicos e científicos e que havia se desviado de seu rumo original por conta de ventos e por não ter autonomia de direção.

Já o Pentágono - sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos - contestou a versão e disse que o aparato tem autonomia para manobrar, e que desviou de seu curso original deliberadamente.

O balão sobrevoa vários estados da costa oeste dos Estados Unidos há dias, segundo o Pentágono revelou na quinta-feira (2).

Nesta sexta, o Pentágono não quis revelar o exato ponto do aparato, mas disse que "as pessoas podem olhar para cima" para tentar vê-lo.

Washington disse ainda que o aparato não oferece risco - os EUA ainda não derrubaram o balão por temor de algum tipo de efeito para a população.