Voo da Lufthansa tem queda de altitude e deixa sete feridos nos EUA

Voo da Lufthansa tem queda de altitude e deixa sete feridos nos EUA
Aeronave fazia trajeto entre Austin, no Texas, e Frankfurt, na Alemana, e foi atingido por turbulências fortes ao passar por uma tempestade. Modelo brasileira Camila Alves estava no voo e relatou cenário de caos. Imagem feita dentro de voo da Lufthansa que sofreu turbulência severa nos EUA mostra bandeijas no chão, em 2 de março de 2023. Sete pessoas foram hospitalizadas.

Ecaterina Fadhel/via AP

Um voo da Lufthansa que fazia o trajeto Texas, nos Estados Unidos, e Frankfurt, na Alemanha, despencou mais de 1.000 pés (cerca de 305 metros) após atravessar uma tempestade na quinta-feira (2). Sete pessoas que estavam no voo ficaram feridas tiveram de ser hospitalizadas.

O voo 469 sofreu "turbulência significativa" e foi desviado para o Aeroporto Internacional Washington Dulles, no estado da Virgínia, segundo o porta-voz da Autoridade Metropolitana de Aeroportos de Washington, Michael Cabbage.

O avião tinha 172 passageiros, entre eles a modelo brasileira Camila Alves, mulher do ator norte-americano Matthew McConaughey, que relatou cenário de caos.

A aeronavo, um Airbus A330, relatou forte turbulência a uma altitude de 37.000 pés (cerca de 11.300 metros) enquanto sobrevoava o Tennessee, informou a Administração Federal de Aviação em comunicado. A agência está investigando.

A passageira Susan Zimmerman, 34, de Austin, Texas, contou que um dos pilotos disse à cabine que o avião caiu cerca de 1.000 pés durante a turbulência repentina.

“Parecia que o fundo havia caído por baixo”, disse ela em entrevista à AP. “Tudo estava flutuando. Por um momento, você não tem peso.”

A turbulência ocorreu no meio do serviço de refeições, enquanto os passageiros e a tripulação se moviam pela cabine, disse Zimmerman, que está grávida de cinco meses. Ela disse que ainda estava com o cinto de segurança e que nem ela nem o bebê ficaram feridos.

"Tenho certeza que ela dormiu durante isso", disse ela. “Ela está cercada de líquido amniótico.”

Aeromoças auxiliam passageiros após forte turbulência causar queda repentina em voo da Lufthansa que saiu do Texas, nos Estados Unidos, em 2 de março de 2023.

Ecaterina Fadhel/via AP

A breve mas severa turbulência no ar ocorreu cerca de 90 minutos após a decolagem e levou ao pouso não programado por precaução, disse a Lufthansa em um comunicado.

Os passageiros receberam atendimento médico. Havia 172 passageiros no voo.

A turbulência continua a ser uma das principais causas de acidentes e lesões durante o voo, de acordo com um relatório do National Transportation Safety Board de 2021. A turbulência foi responsável por 37,6% de todos os acidentes em grandes companhias aéreas comerciais entre 2009 e 2018.

Turbulência é essencialmente ar instável que se move de forma imprevisível. A maioria das pessoas o associa a fortes tempestades. Mas o tipo mais perigoso é a turbulência de ar claro, que pode ser difícil de prever e muitas vezes não dá nenhum aviso visível no céu à frente.

Tempestades se espalharam por áreas do Tennessee na noite de quarta-feira (1º), criando ventos fortes na atmosfera superior, disse Scott Unger, meteorologista sênior do Serviço Nacional de Meteorologia em Nashville.

“Havia muito vento no ar, o que poderia facilmente levar à possibilidade de turbulência em qualquer voo”, disse ele.