Entenda como o Hezbollah é financiado, de acordo com os EUA

Entenda como o Hezbollah é financiado, de acordo com os EUA
Departamento do Tesouro dos EUA afirmou que o financiador do grupo contava com uma rede de pessoas e empresas para escapar da sanções. Apoiadores do Hezbollah em Beirute, em abril de 2023

Anwar Amro / AFP

Os Estados Unidos anunciaram, nesta terça-feira (18), que descobriram uma rede de lavagem de dinheiro e de evasão de sanções que dava apoio ao empresário e colecionador de arte libanês Nazem Ahmad, considerado por Washington como financiador do Hezbollah.

Nazem Ahmad é descrito pelo Departamento do Tesouro dos EUA como um comerciante envolvido com a venda de "diamantes de sangue".

Ahmad já havia sido sancionado pelos EUA em 2019 —ou seja, ele tinha dificuldade para acessar serviços financeiros.

Protesto do Hezbollah termina com mortos e feridos no Líbano

No entanto, mais de 50 pessoas e empresas, espalhadas por dez países (entre eles, África do Sul, Costa do Marfim, Emirados Árabes Unidos, Bélgica e Reino Unido) ajudavam Ahmad a driblar as sanções, de acordo com os EUA.

Para financiar o Hezbollah, Ahmad contava com essa rede para negociar pedras preciosas, obras de arte e artigos de luxo. Assim, ele lavava dinheiro para escapar das sanções.

"Os envolvidos utilizaram empresas de fachada e práticas fraudulentas para ocultar o papel de Nazem Said Ahmad nessas transações financeiras", disse o subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian Nelson, em um comunicado.

"Os participantes dos mercados de luxo devem estar especialmente atentos a essas possíveis táticas que permitem o financiamento do terrorismo, a lavagem de dinheiro e a evasão de sanções", afirmou ele.

As pessoas e empresas que participavam dessa rede agora são objetos de sanções. Os bens e contas que tinham nos EUA foram congelados, e qualquer empresa ou cidadão americano agora são proibidos de fazer negócios com essas pessoas e empresas sancionadas.

O Tesouro apontou que esta série de sanções foi decidida em coordenação com o Reino Unido.

O governo britânico anunciou hoje que congelou os ativos de Nazem Ahmad no Reino Unido, onde possui uma grande coleção de arte e mantém relações comerciais com inúmeros artistas, galerias e casas de leilão.

O que é o Hezbollah?

O Hezbollah é um grupo político e paramilitar islâmico. O islamismo se divide em duas correntes, os xiitas e os sunitas. O Hezbollah é um grupo de xiitas.

Apesar de estar em vários países, a sede é no Líbano. O grupo nasceu em 1982, durante a Guerra Civil Libanesa, como uma milícia constituída por portadores de armas.

O nome Hezbollah significa “Partido de Deus” em árabe.

O braço militar do Hezbollah é considerado uma organização terrorista por muitos países, entre eles os EUA, a União Europeia e o Reino Unido, além da maioria dos Estados-membros da Liga Árabe.

No entanto, eles também são um partido legalizado e com representação no Parlamento do Líbano, onde têm 12 assentos.

O líder do grupo desde o começo dos anos 1990 é o clérigo Hassan Nasrallah.