Surpreendente: cientistas criaram 'disco de buraco negro' em laboratório

Em um estudo publicado na revista científica Physical Review Letters, cientistas do Imperial College London, na Inglaterra, descrevem como conseguiram criar um 'disco de buraco negro' em laboratório.

Surpreendente: cientistas criaram 'disco de buraco negro' em laboratório

Em um estudo publicado na revista científica Physical Review Letters, cientistas do Imperial College London, na Inglaterra, descrevem como conseguiram criar um 'disco de buraco negro' em laboratório. A descoberta pode ajudar os cientistas a entender mais sobre como os buracos negros se expandem ao consumir toda a matéria que os cerca.

Para realizar o experimento os pesquisadores criaram um disco giratório de plasma com o equipamento Mega Ampere Generator for Plasma Implosion Experiments (MAGPIE), criando um anel de gás superaquecido. O intuito da equipe foi desenvolver um simulador da estrutura que gira em torno dos buracos negros, nomeada de discos de acreção. Essa estrutura é responsável por sugar gradualmente a matéria que alimenta a região do espaço-tempo – o campo gravitacional de um buraco negro é tão intenso que nada consegue escapar.

Leia mais...