Governo diz que mais de 6 mil tocantinenses não voltaram em postos de saúde para tomar 2ª dose contra a Covid-19

Governo diz que mais de 6 mil tocantinenses não voltaram em postos de saúde para tomar 2ª dose contra a Covid-19
Levantamento do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde da SES indica que 4.085 pessoas precisam tomar reforço da CoronaVac e 1.946 estão com a segunda dose da AstraZeneca atrasada. Vacina contra a Covid-19 é aplicada em morador de Palmas

Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas

O Governo do Estado afirmou nesta sexta-feira (18) que milhares de tocantinenses não voltaram às salas de imunização para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), mesmo com os imunizantes da CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer em estoque, 6.031 pessoas de grupos prioritários estão com a vacinação atrasada há mais de 90 dias.

Os dados são do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde da SES e levam em consideração números de todos os municípios do estado.

O levantamento aponta que 4.085 pessoas que foram vacinadas com a CoronaVac deixaram de receber o reforço. A segunda dose do imunizante deve ser aplicada em um intervalo de 21 a 28 dias.

Outras 1.946 pessoas que receberam a aplicação da AstraZeneca já deveriam ter recebido a 2ª dose, mas não compareceram às salas de vacinação.

Segundo o técnico da área de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), Ullannes Passos Rios, “a Pfizer não entra na estatística porque as doses têm intervalos de três meses e as primeiras aplicações ocorreram mês passado”.

A SES afirma que os números são preocupantes. É que sem as duas aplicações não há garantia de proteção. Além disso, a pasta disse que a situação atrapalha a logística do Plano Nacional de Operacionalização (PNO) e limita o esquema vacinal, enfraquecendo o efeito que a vacina poderia ter contra a doença. O estado já acumula 191.469 diagnósticos de coronavírus, sendo que 3.072 pessoas morreram.

Na semana passada o secretário de saúde do Tocantins, Edgar Tollini, chamou atenção para a baixa procura pelo reforço. Novamente ele pediu para que as pessoas vacinadas tomem a segunda dose.

"É necessário que estas pessoas compareçam para receberem as segundas doses e, assim, darmos continuidade aos próximos grupos prioritários que constam no PNO”, disse Tollini.

Os dados do Vacinômetro, portal do Governo que monitora a imunização no Tocantins, mostram que o estado já recebeu 715.400 doses de vacinas do Ministério da Saúde, sendo que 668.596 foram distribuídas aos municípios e 491.676 foram aplicadas.

São 352.007 aplicações referentes à primeira dose e 139.669 da segunda dose da vacina. Os dados foram atualizados na tarde desta sexta-feira (18).

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.