Bactéria desconhecida em lavouras de mandioca no Amapá faz indígenas perderem principal fonte de alimentação e renda

A doença que está atingindo as plantações já se espalhou por 65 aldeias.

Bactéria desconhecida em lavouras de mandioca no Amapá faz indígenas perderem principal fonte de alimentação e renda
A doença que está atingindo as plantações já se espalhou por 65 aldeias. A planta apresenta um crescimento excessivo das hastes laterais, produzindo sintomas semelhantes a uma vassoura, e há enegrecimento dos vasos condutores. Bactéria desconhecida em lavouras faz indígenas perderem fonte de alimentação e renda

Uma bactéria desconhecida que atinge plantações de mandioca colocou quatro municípios do Amapá em situação de emergência. No município de Oiapoque, comunidades indígenas perderam suas roças, que são a base de alimentação e a principal fonte de renda.

A doença que está atingindo as lavouras já se espalhou por 65 aldeias. Além da bactéria, foram encontrados ao menos 3 fungos que atacam as plantas, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A bactéria que ainda não foi identificada causa uma doença chamada superbrotamento.

A planta apresenta um crescimento excessivo das hastes laterais, produzindo sintomas semelhantes a uma vassoura. Também há um enegrecimento de seus vasos condutores. Quando eles são cortados, o cultivo começa a morrer, especialmente de cima para baixo, e, quando o ataque é severo, morre totalmente.

Saiba mais na reportagem completa no vídeo acima.

Vídeos mais assistidos do Globo Rural