Romênia encontra fragmentos de drones militares e convoca encarregado russo no país

.

Romênia encontra fragmentos de drones militares e convoca encarregado russo no país
País, que é membro da Otan, faz fronteira com a Ucrânia. Governo romeno disse que há indícios de violação do espaço aéreo e que ataques trazem insegurança. Homem investiga possível queda de drone russo na Romênia, em 7 de setembro de 2023

Inquam Photos/Ovidiu Micsik/Reuters

A Romênia convocou o encarregado de negócios da Rússia no país após encontrar fragmentos de drones militares semelhantes aos usados pelos russos. A reunião, que aconteceu no sábado (9), foi divulgada pelo governo romeno neste domingo (10).

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a Romênia faz fronteira com a Ucrânia. Na segunda-feira (4), o governo ucraniano chegou a afirmar que drones russos haviam caído na Romênia. No entanto, a informação foi negada pelos romenos momentos depois.

Já na quarta-feira (6), a Romênia mudou a versão. O ministro da Defesa, Angel Tilvar, afirmou que partes de um possível drone russo tinham sido encontradas no país. Neste sábado, o governo anunciou que novos fragmentos foram localizados.

Em um comunicado, o presidente da Romênia, Klaus Iohannis, disse que há indícios de uma violação do espaço aéreo do país "com riscos reais para a segurança dos cidadãos romenos na área".

"Condeno firmemente este incidente causado pelos ataques russos aos portos fluviais ucranianos do Danúbio", afirmou.

De acordo com a agência estatal Agerpres, o governo romeno exigiu ao encarregado russo que a Rússia pare com os ataques contra a população e infraestrutura ucranianas, incluindo aqueles que ameaçam cidadãos romenos que vivem na região.

A cúpula da Otan foi comunicada sobre os incidentes envolvendo a Romênia. Na quinta-feira, a organização afirmou que não havia indícios de ataques intencionais contra o país. Já no sábado, a aliança militar demonstrou solidariedade à Romênia.

Em entrevista, Lula diz que Putin não será preso se vier ao Brasil

VÍDEOS: mais assistidos do g1