Com expectativa de vacinar toda população até outubro contra Covid, governo anuncia Expoacre 2021

Com expectativa de vacinar toda população até outubro contra Covid, governo anuncia Expoacre 2021
Evento, que é a maior feira de agronegócio do estado, está previsto para ocorrer entre o final do mês de outubro e início de novembro, com shows nacionais e Cavalgada para abertura. Governo do Acre inicia tratativas para realizar a Expoacre 2021 em outubro

Arquivo/Secom

Após um ano sem a maior feira de agronegócio do Acre por conta da pandemia da Covid-19, o governo iniciou as tratativas para realizar da 47ª edição da Expoacre ainda este ano. A previsão é que o evento ocorra entre o final do mês de outubro e início de novembro, com shows nacionais e Cavalgada para abertura.

A expectativa para que o evento seja realizado conta com a previsão de que toda a população adulta do estado já esteja imunizada contra a Covid-19 com as duas doses de vacina.

Segundo a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, a ideia é que todos recebam a primeira dose até o mês de julho e, assim, em outubro já teriam recebido a segunda dose do imunizante. Ela afirmou que o governo tem se empenhado para garantir que mais vacinas cheguem ao estado.

“Nós só vamos fazer a Expoacre quando tivermos avançado muito na imunização do povo. Estamos em uma curva decrescente da contaminação e da ocupação dos leitos dos hospitais. O governo tem se empenhado muito para diminuir esses índices. A gente precisa fazer a retomada da economia e a retomada da vida, não podemos ficar o tempo todo preso a isso, o povo está deprimido, triste. Infelizmente, muitas pessoas tiveram suas vidas ceifadas por conta do vírus, mas quem sobreviveu precisa continuar a vida”, afirmou a secretária.

Apesar dessa expectativa, Rio Branco suspendeu a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (23), após o estoque de imunizantes acabar na capital. Segundo o Departamento de Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde, há doses para a primeira aplicação apenas para grávidas e mulheres no pós-parto. A capital estava vacinando público em geral com 38 anos ou mais.

Na segunda (21), o Ministério da Saúde enviou mais um lote de vacina com 19.250 doses da AstraZeneca para o Acre. No entanto, a Superintendência do Ministério da Saúde no Acre informou que todo lote seria armazenado para aplicação da segunda doses nos municípios.

Em 2020, a tradicional feira não aconteceu por conta da pandemia. O governo chegou a cogitar a realização do evento de forma on-line, mas a ideia não foi para frente. Na época, foi informado que a Expoacre só poderia acontecer quando o estado estivesse na fase verde de classificação de risco da pandemia. Atualmente, todas as regionais do Acre estão em bandeira amarela, de atenção.

Retomada da economia

A secretária destacou que o evento é o “ponta pé” para que o estado precisa para movimentar sua economia e para que sejam trabalhadas as questões de geração de emprego e renda.

“É dessa forma que vamos continuar evoluindo. Se a gente ficar parado e pensando sempre no pior, não vamos conseguir sair dessa crise que estamos vivendo.”

A feira, que anualmente ocorre na segunda quinzena de julho, deve ser realizada em outubro, mês que marca o início do inverno amazônico. Por isso, segundo a secretária, o parque de exposições deve passar por adaptações para o caso de chover nos dias do evento. Também há mudanças por conta da pandemia.

“Estamos na fase do planejamento, trabalhando escolha de atrações, tratativas com os órgãos de controle, trabalhando a questão das adequações do parque de exposição para essa nova realidade, para fazer dentro dos controles sanitários. Estamos tendo toda essa preocupação, e levando em consideração também que nessa data teremos período invernoso, então precisamos modificar algumas coisas dentro do parque para essa possibilidade de chuvas. Temos muito trabalho a fazer."

Por conta da pandemia, devem ser instaladas pias e torneiras pelo parque para garantir a higienização de mãos dos visitantes e dispensador de álcool em gel.

As tratativas para o evento estão avançando, segundo a secretária, e na última segunda (21), foi realizada uma reunião com as entidades que representam os empresários.

“É um evento que não se faz sozinho. E os parceiros da indústria, do comércio estão muito ansiosos para que o evento marque a retomada da economia e da vida no estado do Acre. Vamos tomar todos os cuidados necessários que o momento requer”, concluiu Eliane.

Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 436.360 doses de vacinas e foram aplicadas 286.462 até esta quarta-feira (23), sendo 218.956 primeira dose e 67.506 da segunda. Rio Branco aplicou 143.873 doses e Cruzeiro do Sul 33.424.

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

O Acre registra um total de 84.937 pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, em março do ano passado. Ao todo, 1.734 perderam suas vidas para a doença, segundo último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado nessa terça-feira (22).

VÍDEOS: G1 em 1 Minuto