Facebook e Instagram lançam serviço de assinatura paga sem anúncios na Europa

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Foto: Reprodução internet

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Atendendo as novas regulamentações da União Europeia, que se preocupa com uso de informações sem consentimento para publicidade, o novo modelo pago estará disponível em novembro de 2023. Instagram e facebook

@dole777 via Unsplash

As redes sociais Facebook e Instagram disponibilizarão, a partir de novembro de 2023, um sistema de assinatura paga para usuários na Europa. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (30), pela Meta.

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Segundo a empresa, enquanto as assinaturas estiverem ativas, a informação destes usuários "não será utilizada para publicidade". O novo recurso atende as regulamentações da União Europeia (UE) (entenda mais abaixo).

O plano estará disponível apenas para usuários dos países da UE, do Espaço Econômico Europeu (EEE), que inclui Noruega, Islândia e Liechtenstein. A Suíça também terá o novo recurso.

A Meta disse que o custo da assinatura para usar as redes sem ver publicidades será de 9,99 euros mensais (R$ 53, na cotação atual) para o uso na web, e 12,99 euros (R$ 68), em celulares.

Os serviços gratuitos continuaram operando normalmente com publicidade.

Os motivos

De acordo com a Meta, o lançamento desta proposta responde à necessidade de "cumprir uma regulamentação europeia em evolução".

O modelo atual da Meta é personalizar a publicidade de acordo com informações coletadas dos usuários, mesmo sem seu consentimento. Este é um dos principais motivos de preocupação da UE.

Neste novo cenário, o novo serviço é uma tentativa de atender aos pedidos da UE em relação à privacidade e ao tratamento de informação dos usuários.

"A opção para que as pessoas comprem uma assinatura sem anúncios equilibra os requisitos dos reguladores europeus, ao passo que oferece aos usuários opções e permite à Meta continuar servindo a todas as pessoas na UE, no EEE [Espaço Econômico Europeu] e na Suíça", declarou a empresa.

"A assinatura sem anúncios estará disponível para pessoas maiores de 18 anos, e continuamos explorando como fornecer aos adolescentes uma experiência publicitária útil e responsável", adicionou a empresa.