Google vai excluir contas inativas na próxima semana; veja o que fazer para não perder acesso

.

Google vai excluir contas inativas na próxima semana; veja o que fazer para não perder acesso
Contas que forem excluídas perderão todo o seu conteúdo, incluindo e-mails e informações de Docs, Drive, Meet, Agenda e Fotos. Contas do Google com 2 anos ou mais sem uso serão excluídas

Unsplash/Divulgação

O Google informou que, a partir de 1º de dezembro de 2023, vai começar a excluir contas inativas, ou seja, que não foram acessadas por seus titulares num período de dois anos.

As contas do Google que forem excluídas perderão todo o seu conteúdo, incluindo e-mails e arquivos de Docs, Drive, Meet, Agenda e Fotos.

A medida vale apenas para contas pessoais e não vai afetar cadastros na plataforma do Google para empresas, escolas ou outras organizações.

E, segundo a empresa, a exclusão vai começar por contas que foram criadas e nunca mais foram usadas.

Como não perder a conta do Google?

Para não perder a conta do Google por inatividade, é preciso fazer o login e realizar ao menos uma das atividades abaixo:

Ler ou enviar um e-mail

Usar o Google Drive

Assistir um vídeo do YouTube

Compartilhar uma foto

Fazer o download de um app

Usar a Pesquisa Google

Usar o recurso "Fazer login com o Google" em um app ou serviço de terceiros

A exclusão também não afetará contas que estiverem configuradas com alguma assinatura, como a de um serviço do Google ou de terceiros, ou que tenham algum vídeo cadastrado no YouTube.

Por que o Google vai excluir contas?

O Google diz que vai excluir contas inativas porque as chances de elas terem a segurança comprometida são maiores. Isso porque esses cadastros podem ter senhas que já apareceram em vazamentos de dados e, em geral, não contam com a proteção da autenticação de dois fatores.

"Nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de configurar a verificação em duas etapas", diz a empresa.

LEIA TAMBÉM:

Entenda a troca relâmpago que Sam Altman fez da criadora do ChatGPT pela Microsoft

SpaceX lança Starship: veja como foi o novo teste da nave mais poderosa do mundo

'Perdi R$ 1.728 com golpe da renda extra': entenda o risco das pequenas tarefas pelo celular