Turismo: mais de 2 mil veículos franceses atravessaram a fronteira durante festividades de final de ano no Amapá

default Ao investir na realização de grandes eventos, o Governo do Amapá incentiva o fortalecimento do turismo e o aquecimento da economia no estado.

Turismo: mais de 2 mil veículos franceses atravessaram a fronteira durante festividades de final de ano no Amapá
default

Ao investir na realização de grandes eventos, o Governo do Amapá incentiva o fortalecimento do turismo e o aquecimento da economia no estado. Um exemplo é o Réveillon Beira Rio 2024, que ao longo de três dias, atraiu para Macapá visitantes da Guiana Francesa, do Peru e de outros estados brasileiros. A expectativa é que, com o Carnaval 2024, mais turistas cheguem ao estado para prestigiar o desfile das escolas de samba e outras atrações, como A Banda.

As informações são de uma pesquisa feita pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que ouviu 326 pessoas durante os eventos de Réveillon. Os números apontam que, a cada quatro participantes das programações de fim de ano, pelo menos um estava em viagem. Entre os dias 20 e 31 de dezembro de 2023, a Receita Federal registrou a entrada de 2,2 mil carros e 30 motos vindas da Guiana Francesa.

A movimentação aquece diversos setores da economia. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Amapá, a última semana de 2023 registrou um aumento de 34% na ocupação da rede hoteleira da capital em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Para o presidente da entidade, Ricardo Bueno, a alta procura se justifica pelos grandes eventos, com presença de artistas locais e nacionais, o que fez aumentar a busca por hospedagem.

"Recebemos tanto pessoas aqui do estado como de fora. Foi muito relevante o crescimento referente a 2022. A gente considera que teve um avanço enorme e que ainda podemos avançar muito mais durante o Carnaval", comenta Bueno.

Outro setor impactado é o de transportes. Durante os três dias de programação do Réveillon Beira Rio, cerca de 47% do público usou meios alternativos para se locomover, como carros de aplicativo, ônibus ou táxi. 

No show da aparelhagem Furioso Carabao, na Zona Norte de Macapá, o movimento superou as expectativas dos motoristas de aplicativos e dos pequenos empreendedores que dobraram o faturamento mensal em apenas um dia de trabalho.

Carnaval 2024

Para o diretor de Planejamento da Setur, Gabriel Flores, a realização de eventos de grande porte são fundamentais para fomentar a indústria do entretenimento e viabilizar o crescimento exponencial da economia local, oxigenando o mercado de trabalho formal e informal, e em especial empresas lojistas e setores do transporte e hoteleiro. 

"Esses eventos atraem turistas de todo o país e do mundo, gerando empregos e renda para muitas pessoas. Esse ano no Réveillon tivemos a presença de muitos turistas, feito que esperamos repetir e aumentar no Carnaval 2024, que gera milhares de empregos temporários, principalmente no setor de turismo e serviços", comenta Flores. 

Após o grande fluxo de consumidores com os eventos de fim de ano, o comércio já se organiza para as vendas que antecedem os dias de folia. Para a realização do Carnaval 2024, o Governo do Amapá investiu R$ 4,5 milhões, com articulação do senador Davi Alcolumbre.