DIAMANTES que brotam da Terra contam a história dos supercontinentes em milhares de anos

Esse material atinge a superfície da Terra em impressionantes erupções vulcânicas de altíssima potência e velocidade, que ocorrem durante a ruptura das estruturas conhecidas como supercontinentes.

DIAMANTES que brotam da Terra contam a história dos supercontinentes em milhares de anos

Há muito, os pesquisadores sabem que, à medida que as placas tectônicas deslizam umas sobre as outras, transportam carbono para as profundezas da Terra, onde, sob condições de alta pressão e temperatura, o mineral se cristaliza em forma de diamantes. E, como tudo o que desce às vezes retorna, esse carbono reaparece e essa volta é espetacular.

Comprimido em forma de gemas duras e brilhantes, esse material atinge a superfície da Terra em impressionantes erupções vulcânicas de altíssima potência e velocidade, que ocorrem durante a ruptura das estruturas conhecidas como supercontinentes, e se formam quando os continentes voltam a se reunir, em um ciclo que dura entre 300 e 500 milhões de anos.

<iframe width="672" height="378" src="https://www.youtube.com/embed/5ps7uuwDeu4" title="One Billion Years of Earth&#39;s Evolution in 45 Seconds" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" allowfullscreen></iframe>

Leia mais...