Visitas em Unidades de Conservação do Amazonas retornam após dois meses de suspensão

Visitas haviam sido suspensas com intuito de evitar avanço da segunda onda da Covid-19 entre populações tradicionais, residentes nas áreas protegidas e regiões de entorno das unidades.

Visitas em Unidades de Conservação do Amazonas retornam após dois meses de suspensão

Manaus (Amazonas) - As visitas em Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas, administradas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), foram autorizadas nesta terça-feira (13), após dois meses de suspensão. Segundo a secretaria a medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

De acordo com a Sema, as visitas haviam sido suspensas com o intuito de evitar o avanço da segunda onda da Covid-19 entre as populações tradicionais, residentes nas áreas protegidas e regiões de entorno das unidades.

A portaria autoriza a reabertura das unidades de forma gradual e monitorada, mediante o cumprimento do protocolo de biossegurança para retomada da visitação, publicado no site da Sema, segundo o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

"É um pleito que tem sido feito para retomada consciente das atividades de turismo, favorecendo o turismo de contemplação, seguindo todas as restrições impostas para hotéis, restaurantes, flutuantes e demais estabelecimentos", disse Taveira.

O secretário informou ainda que, em caso de divergência de protocolos e medidas preventivas entre Estado e municípios onde as áreas protegidas estiverem inseridas, a medida mais restritiva deve ser vigorada.

"A visitação está autorizada, mas é preciso reconhecer que os Municípios têm autonomia para adotar as medidas que julgarem necessárias para melhor controlar o avanço da pandemia", ressaltou.

Atividades autorizadas

Conforme a portaria, fica autorizada a modalidade de turismo contemplativo, sem que haja interação com as populações tradicionais, indígenas ou agricultores familiares, residentes nas Unidades de Conservação Estaduais.

Ações de monitoramento da biodiversidade nas UCs e áreas de entorno também ficam autorizadas, desde que consentidas previamente pela Sema.

Já as reuniões presenciais de conselhos, reuniões comunitárias e encontro de gestores seguem proibidas por tempo indeterminado.

Para entrar em uma Unidade de Conservação Estadual é necessário que o visitante solicite autorização da Sema, por meio do endereço eletrônico [email protected]. Denúncias de visitações ou atividades irregulares podem ser feitas ao e-mail [email protected].