COP 26: Amapá adere a acordo da ONU para zerar emissões de gases do efeito estufa até 2050

COP 26: Amapá adere a acordo da ONU para zerar emissões de gases do efeito estufa até 2050
Planos a serem aprovados vão estabelecer redução escalonada da emissão de gases e implantar ações de desenvolvimento baseadas em economia de baixo carbono. Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

Facebook/Reprodução

A campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) "Race to Zero", que em português significa “Corrida ao Zero”, ganhou adesão do governo do Amapá. A iniciativa busca reunir líderes globais para que se comprometam a zerar até 2050 as emissões de gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2), que impactam no aquecimento global.

O decreto que confirmou o acordo foi assinado pelo governador Waldez Góes (PDT) no início do mês e prevê que o planejamento da campanha seja implementado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) nos próximos 12 meses.

COP 26: Amapá vai anunciar lançamento do termo de cooperação científica da Região Norte

As medidas para baixar de forma escalonada as emissões dos gases serão estabelecidas no Plano de Ação Climática 2050 e no Plano Estadual de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), que ainda devem ser aprovados. O Estado também planeja implementar uma economia de baixo carbono.

A busca de investimentos para ações de combate ao aquecimento global também é o objetivo do Amapá na COP26, a conferência global do clima que ocorre até 12 de novembro em Glasgow, na Escócia.

O "Race to Zero" já teve adesão dos governos de Pernambuco, Pará, São Paulo e Estados subnacionais da Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e Suécia.

Ainda nos acordos internacionais, o estado participa das coalizões “Under 2” e “Leaf”, desde 2019 e 1º de outubro deste ano, respectivamente. Ambas iniciativas oferecem investimentos de países como EUA, Noruega e Reino Unido para preservação da Amazônia e o desenvolvimento sustentável na região.

Vista área de floresta no Amapá

Reprodução/Rede Amazônica

Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá

ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP: