Amazonas aplicará dose de reforço contra Covid em pessoas com 18 anos ou mais no sábado (20)

Amazonas aplicará dose de reforço contra Covid em pessoas com 18 anos ou mais no sábado (20)
Público apto deve ter tomado a segunda dose ou dose única da vacina há, pelo menos, cinco meses. Amazonas aplicará dose de reforço contra Covid em pessoas com 18 anos ou mais.

Divulgação

O Amazonas aplicará a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em pessoas de 18 anos ou mais, no sábado (20), de 8h às 16h. O público apto deve ter tomado a segunda dose ou dose única da vacina há, pelo menos, cinco meses.

A liberação da dose extra para essa nova faixa etária vai ocorrer durante a campanha nacional "Mega Vacinação", que será realizada pelo Ministério da Saúde em outros cinco estados.

Dose de reforço: vacina usada deve ser 'preferencialmente' a da Pfizer, independente do esquema vacinal

Reforço após 5 meses e novas doses da Janssen: veja tira-dúvidas sobre a vacinação contra a Covid

Em Manaus, as equipes de saúde estarão atendendo a população na Arena da Amazônia para a ação, para pedestres e drive-thru. Também serão disponibilizadas a primeira e segunda doses.

Os demais postos continuarão vacinando em shoppings, nas unidades de saúde e nos pontos estratégicos da capital.

Por conta da ação, o posto de vacinação do Sambódromo não será aberto no sábado e a vacinação ficará concentrada no podium da Arena.

O acesso de veículos ao podium da Arena será pelas ruas Loris Cordovil e Jornalista Flaviano Limongi. A entrada de pedestres será pelo portão que fica na rua entre a Arena da Amazônia e o Centro de Convenções Vasco Vasques.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), a “Mega Vacinação” contra a Covid-19 vai acontecer simultaneamente nas 62 cidades do Amazonas.

Critérios para receber a vacina

Podem receber a primeira dose os que têm 12 anos ou mais, que ainda não iniciaram o esquema vacinal.

Os que podem receber a segunda dose são aqueles que atingiram ou ultrapassaram os intervalos entre doses recomendados atualmente: 21 dias para a Pfizer, 28 dias para a CoronaVac e 56 dias para a AstraZeneca.

Os aptos a receber a dose de reforço são os imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há 28 dias e as pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose há, no mínimo, cinco meses.

Os vídeos mais assistidos do Amazonas