Amapá estende horário de restaurantes no Dia dos Namorados; veja o decreto

Amapá estende horário de restaurantes no Dia dos Namorados; veja o decreto
Estabelecimentos do segmento poderão funcionar até 0h de domingo (13). Documento assinado na segunda-feira (7) é válido até 21 de junho. Restaurante na orla de Macapá

Caio Coutinho/Arquivo G1

O governo do Amapá prorrogou até 21 de junho as medidas atuais de flexibilização de atividades econômicas e sociais no estado. O decreto assinado nesta segunda-feira (7) pelo governador Waldez Góes (PDT) também estendeu o horário de funcionamento de restaurantes no Dia dos Namorados.

De acordo com o documento, no sábado (12) os estabelecimentos do segmento poderão funcionar até 0h e o toque de recolher será até 1h de domingo (13).

Nos outros dias, seguem em vigor o toque de recolher entre 23h e 5h, a liberação para atendimento presencial em shoppings, pizzarias, restaurantes e similares, permissão para o transporte interestadual de passageiros e a proibição de consumo de bebida alcoólica em estabelecimentos comerciais.

Leia o decreto do governo estadual na íntegra

O governo também manteve a autorização para realização de eventos corporativos, desde que aconteçam de segunda a domingo, no horário das 7h às 22h, com 50% da taxa de ocupação do espaço do evento, com o limite de 100 participantes e 10 funcionários em serviço.

Até segunda-feira (7), o Amapá contabilizou 1.727 mortes e 113.139 infectados pelo novo coronavírus. Os recuperados somam 89.425, o equivalente a 79,03% do total.

Média móvel de mortes e casos de Covid-19 no Amapá

Mortes e casos de coronavírus nos municípios do estado

Ainda de acordo com o decreto, estão proibidas atividades que gerem aglomerações em geral, assim como, a abertura de bares, balneários, boates, casas de shows, espetáculos, entre outros. Também não pode o consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos.

Além disso, as mesas do evento deverão respeitar a distância de 2,5 metros. A organização também deverá guardar por 30 dias a lista de pessoas presentes no evento. Ainda foram autorizadas apresentações ao vivo de no máximo dois artistas.

Confira os principais horários das atividades econômicas:

Restaurantes, churrascarias, pizzarias e similares; docerias, lanchonetes, hamburguerias, fast food e similares; sorveterias e pizzarias - de segunda a domingo (com exceção no Dia dos Namorados), de 10h às 22h (presencial) e 8h às 1h (delivery);

Shoppings centers, com 50% da taxa de ocupação do estabelecimento - de segunda a domingo, de 10h às 20h;

Supermercados e atacarejo, com acesso de uma pessoa por família - de segunda a domingo de 7h às 20h;

Lojas de móveis e eletrodomésticos, vestuário informática, eletrônicos e telefonia - de segunda a domingo, de 9h às 19h;

Prática de esporte coletivo, sendo permitido somente jogos em arenas e quadras, vedado o consumo de bebidas e alimentos e a presença de torcida - de segunda a domingo, de 6h às 20h;

Igrejas e templos religiosos, que podem receber até 50% do público com limite máximo de 150 pessoas.

Seguem proibidos

museus e bibliotecas;

bares, boates e casas de shows;

clubes de lazer e balneários;

aulas presenciais na rede pública estadual;

agrupamentos de pessoas, veículos, festas e passeios em locais públicos e privados (em embarcações, ônibus, sítios/terrenos e similares, salões de festas e quaisquer outras áreas de convivência de uso comum em condomínios, associações e congêneres).

Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá

ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP: